11/12/2020
0 ComentáriosNo mês em que comemora 32 anos de atuação em Catalão, a Escola Senai acaba de passar por ampla reforma e modernização de suas instalações, que vão dar suporte às atividades práticas nas áreas de mecânica industrial, solda, eletrotécnica, química, mineração e automotiva
Num investimento de R$ 10 milhões, o ‘presente de aniversário’ – a unidade foi inaugurada em 28 de dezembro de 1988 – inclui a aquisição de diversos equipamentos e tecnologias, além de melhorias e adequações de ambientes de ensino. Dentro das comemorações de 70 anos de fundação da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, as obras foram entregues a indústrias e à comunidade quinta-feira (10/12), com presença do presidente da Fieg e do Conselho Regional do Senai, Sandro Mabel.
“Catalão é um dos principais polos de desenvolvimento industrial do Estado. As atualizações tecnológicas implementadas na unidade vão preparar profissionais cada vez mais qualificados para atuar nas indústrias 4.0, de acordo com as demandas apresentadas pelas empresas locais, e vão melhorar ainda mais o atendimento regional, que abrange outros 18 municípios circunvizinhos. O investimento realizado em Catalão representa 50% de um total de R$ 20 milhões destinados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) após gestões que fizemos para a modernização das demais unidades do Senai Goiás ao longo de 2021”, ressaltou Sandro Mabel.
Diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, Paulo Vargas disse que as melhorias deram “cara nova” à unidade. “Fizemos um verdadeiro upgrade, atualizamos tudo, com significativo investimento em tecnologias, além de ampla reforma, que vai do piso ao teto das instalações da unidade. A iniciativa vai possibilitar a formação de recursos humanos mais preparados para os desafios do futuro e vamos prestar um atendimento com mais qualidade para as indústrias da região”.
Um dos principais responsáveis pela instalação do Senai em Catalão e então prefeito do município na época, Haley Margon Vaz, atual diretor presidente do Instituto João Margon Vaz, se emocionou ao relembrar o passado e elogiou a determinação do diretor regional, Paulo Vargas, em trazer uma unidade da instituição para Catalão. “Paulo Vargas merecia uma estátua na cidade pelo tanto que lutou para implantar uma escola do Senai aqui. Fico revoltado quando leio notícias de que querem acabar com o Sistema S, seria um crime contra a nação. A educação profissional é fundamental para o desenvolvimento do País. Catalão passa por um momento especial e essa modernização realizada na unidade vai contribuir ainda mais com crescimento industrial do município e região”, disse.
Prefeito reeleito de Catalão, Adib Elias reforçou a importância da atuação do Senai para o desenvolvimento socioeconômico do município. “O Senai foi fundamental para o início do polo industrial e econômico do Sudeste Goiano e continua sendo essencial para dar suporte ao crescimento do setor produtivo, com oferta de mão de obra técnica cada vez mais qualificada.”
Parceiros elogiam iniciativa
Referência na formação de profissionais para o parque industrial do Sudeste goiano, a Escola Senai, em Catalão, é fruto de parceria com a prefeitura municipal e as mineradoras Goiasfértil (atual Mosaic), Mineração Catalão e Copebrás (hoje CMOC). Ao longo dessas mais de três décadas de atuação no município e na região, a unidade estreitou e ampliou as parcerias com as indústrias locais, formadas, principalmente, pelos segmentos automotivo, mineroquímico, alimentos e pelo agronegócio. Sempre presentes nas ações desenvolvidas pela unidade, representantes do setor industrial acompanharam a entrega das ampliações realizadas na unidade e elogiaram a iniciativa.
“Em todo investimento em modernização, quem ganha é a comunidade e as empresas. O Senai é uma instituição que se preocupa não só com a capacitação profissional, mas, também, com a formação pessoal e disciplinar, e isso é fundamental para a indústria. A atualização feita na unidade reforça o compromisso da instituição com o crescimento de Catalão e nós também queremos contribuir com isso, atuando cada vez mais em parceria”, ressaltou o diretor Industrial da HPE Automotores do Brasil, Edenilson Ducatti.
Diretor Industrial da John Deere, Edilson Drescher se mostrou entusiasmado com as ampliações da unidade. “Era uma solicitação nossa também e fiquei impressionado com a rapidez, presteza e profissionalismo com que foram feitas as melhorias. O Senai tem um papel importante na formação de nossos profissionais. Estamos contentes com essa entrega.”
Coordenadora de Gestão Social do Grupo CMOC, Diana Mendes destacou a parceria de longa data com o Senai. “A instituição é responsável pela qualificação de toda nossa mão de obra, além de ser parceiro em outras inúmeras iniciativas desenvolvidas para a comunidade. Nossas expectativas são as melhores em relação a essas melhorias, queremos que os insumos tecnológicos e os processos de inovação sejam aproveitados pela CMOC na formação dos colaboradores e no desenvolvimento de pesquisas”.
Para o gerente industrial da Mosaic Fertilizantes, Gilmar Silva de Araújo, o Senai tem feito um excelente trabalho ao acompanhar a evolução tecnológica do setor industrial. “Mais de 70% dos nossos funcionários já fizeram ou continuam em cursos de qualificação no Senai. A instituição é fundamental para apoiar a implementação da Indústria 4.0. Esses investimentos chegam em boa hora”.
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (Simecat) e integrante do Conselho Regional do Senai, Carlos Albino disse que os investimentos realizados na Escola Senai Catalão vão preparar profissionais com perfil técnico e tecnológico para atender às demandas das indústrias nos próximos dez anos. “Com a reestruturação da unidade, o trabalhador da indústria poderá fazer mais cursos, se profissionalizar e ganhar melhores salários, e as empresas vão ter mais condições de crescer e aumentar a produtividade.”
Novos cursos
Com a modernização, o Senai Catalão vai poder oferecer novos cursos de qualificação e aperfeiçoamento, como o de montagem de manutenção de rolamento, análise de falhas em máquinas e equipamentos rotativos e de piloto de drone. “Vamos fortalecer a área de manutenção preditiva, uma das mais exigidas na implementação dos requisitos da Indústria 4.0, além de proporcionar uma gestão de ativos mais eficiente e eficaz.”, explica Danilo Corinto de Mesquita, supervisor técnico do Senai Catalão.
A ampliação abrange também a criação dos espaços Maker e Tecnológico com manufatura aditiva, prototipagem 3D, drone, computadores de última geração, máquina CNC de corte a laser, entre outros equipamentos. A nova configuração da sala dos professores e integração dos ambientes da coordenação técnica, coordenação pedagógica, relações com mercado e supervisão visam valorizar o capital humano com um ambiente de trabalho agradável, além de propiciar uma estrutura integrada a fim de facilitar a comunicação entre as diversas áreas, agilizando e melhorando continuamente o atendimento aos clientes/acionistas: a indústria, os trabalhadores e seus dependentes.
“O Senai Catalão está totalmente preparado e atualizado para a Indústria 4.0, com novas tecnologias e ambientes diferenciados para atender o trabalhador da indústria. Essa modernização concretiza um grande sonho de entregar à comunidade e às indústrias tudo que tem de mais novo e atual para formar o profissional do futuro”, disse a diretora da Unidade Integrada Sesi Senai Catalão, Aliana Calaça.
Indústria reunida entre 23 e 25 de março na primeira feira de talentos nacional, on-line e gratuita
Senai comemora 69 anos em Goiás preparado para os desafios da indústria 4.0
Amarillo obtém licença de instalação no Norte e busca cursos do Senai
Fieg abre comemorações dos 70 anos e inaugura Centro de Treinamento Avançado Senai-Enel