12/11/2020
0 ComentáriosEm meio à pandemia do novo coronavírus, Senai amplia oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional a distância e quase triplica número de matrículas. O trabalho é reconhecido, mais uma vez, com a conquista do prêmio Pop List, como marca mais lembrada no segmento Curso Profissionalizante
Instituição do Sistema Fieg, o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – mantém-se no alto do pódio da qualificação profissional em Goiás, ao conquistar, pelo 13º ano consecutivo, em Goiânia e na Região Metropolitana, o prêmio Pop List, do jornal O Popular, como marca mais lembrada no segmento Curso Profissionalizante.
Nesses 13 anos de liderança, o Senai tem investido permanentemente na modernização de seus ambientes de ensino em todo o Estado e na atualização de seus recursos humanos para aumentar as oportunidades de formação de profissionais que atendam às exigências do atual mercado de trabalho.
Com amplo e diversificado portfólio de serviços e produtos, a instituição prepara anualmente mais de 120 mil profissionais para as indústrias em cerca de 450 tipos de cursos e programas. Além de formação de mão de obra, sua atuação abrange as áreas de inovação, pesquisa e a oferta de soluções tecnológicas para empresas que buscam maior produtividade e competitividade.
Mais qualificação e tecnologia
Para diminuir o impacto na educação dos alunos durante a pandemia, a instituição investiu ainda mais na educação profissional remota, com a ampliação da oferta de cursos gratuitos a distância (EaD) logo no início do isolamento social e reforçou a estratégia, ao lançar o programa Indústria + Forte – iniciativa focada na preparação de profissionais para a retomada da atividade industrial em Goiás. O esforço fez quase triplicar a procura pela capacitação via EaD. De março até o momento, o Senai registrou mais de 38 mil matrículas nessa modalidade de ensino, contra pouco mais de 14 mil matrículas no mesmo período do ano passado.
Lançado em julho pela Fieg e pelo Senai para ampliar o acesso ao mercado de trabalho e a oferta de mão de obra qualificada, o programa Indústria + Forte disponibilizou mais de 20 mil vagas gratuitas em 28 diferentes cursos de formação profissional a distância, abrangendo 11 áreas industriais. “O programa é uma ação que nos empolga bastante, pois oferece oportunidade de capacitação em áreas técnicas industriais de alta demanda por profissionais qualificados, com custo zero para o aluno, além de aumentar suas chances de conquistar uma vaga de emprego ou de se tornarem mais competitivos no mercado”, explica o presidente da Fieg e dos Conselhos Regionais do Sesi e Senai, Sandro Mabel.
Em outra frente de atuação, o Senai incrementou a oferta de soluções inovadoras para as indústrias com a implantação, em Goiás, de dois centros tecnológicos – um polo avançado do Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Senai Cimatec), unidade referência nas áreas de pesquisa aplicada e inovação, com sede em Salvador (BA); e outro do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai Cetiqt), especializado em serviços e produtos para o segmento de moda, no Rio de Janeiro.
Com 68 anos de atuação em Goiás, o Senai já registrou, nesse período, mais de 2 milhões de matrículas em diversos cursos de formação profissional, que vão desde a iniciação profissional até a formação superior (graduação tecnológica e pós-graduação), presenciais e a distância.
Fieg abre comemorações dos 70 anos e inaugura Centro de Treinamento Avançado Senai-Enel
Pandemia não interrompe sonhos: novos profissionais no mercado
Fieg e Senai ampliam unidade-polo de Catalão de olho na qualificação para Indústria 4.0
Senai divulga resultado do vestibular 2021/01