Poliformismo Molecular

Desenvolvimento tecnológico no controle estrutural de fármacos Polimorfos

Objetivo

Sólidos farmacêuticos podem apresentar diferentes arranjos arquitetônicos de suas estruturas cristalinas (polimorfismo molecular). Este fenômeno é conhecido como polimorfismo e, no caso dos fármacos, pode impactar sobre propriedades farmacotécnicas e farmacocinéticas. Em última análise, o emprego de uma forma polimórfica inadequada no estágio de formulação ou qualquer transformação entre fases durante o processamento e estocagem pode resultar em ineficácia farmacêutica ou até mesmo em toxicidade. Isto destaca que o conhecimento das possíveis formas polimórficas que um fármaco pode apresentar é essencial para assegurar o comportamento reprodutível dos medicamentos e sua segurança. Algumas técnicas de caracterização no estado sólido são frequentemente empregadas para identificação e elucidação estrutural em sólidos farmacêuticos, entre se destaca a Difratometria dos raios X.  

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) lançou recentemente o Segundo Suplemento da 5a edição da Farmacopeia Brasileira, onde reconhece, no capitulo 5.2, a relevância da Difração de Raios X pelo método de Pó (DRXP), umas das mais tradicionais técnicas da Física do Estado Sólido, para análise de polimorfismo em medicamentos e Insumos Farmacêuticos Ativos. Este serviço tem como objetivo atuar na transferência de tecnologia no controle estrutural de fármacos polimorfos junto ao setor produtivo farmacêutico. 

Público Alvo

Setor produtivo farmacêutico . 

Carga horária

Este serviço é totalmente customizado e personalizado por atuar na transferência de tecnologia no controle estrutural de fármacos polimorfos junto ao setor produtivo farmacêutico. Sendo assim, as horas necessárias podem variar dependendo da necessidade da empresa.

 

Entre em contato e solicite um orçamento.

Laboratório de Polimorfismo Molecular localizado em Anápolis, na unidade Faculdade de Tecnologia
SENAI Roberto Mange.
(62) 3902-6227
polimorfismo.senai@sistemafieg.org.br

 


 

 

 

 

Av. Araguaia, no 1.544 - Edifício Albano Franco | Casa da Indústria - Vila Nova - CEP 74645-070 - Goiânia-GO

CNPJ: 03.783.850/0001- 00 Central de Atendimentos: Goiânia - 4002 6213 | Demais localidades - 0800 642 1313